Vantagens e desvantagens de um segmento automatizado

Ultimamente pessoas vem falando bastante em tecnologia e muito se tem investido nos tempo atuais para se capacitar pessoas para fazer alguns treinamentos relacionados a área.

 

No Artigo passado, eu havia falado sobre automação industrial que foi mais um grande avanço da tecnologia dos últimos tempos.

 

Todo o recurso tecnológico foi graças a automação industrial, que acabou facilitando muito a vida dos empresários e aumentou a produção das fábricas. Em contra partida, muitas pessoas ficaram desempregadas, pois a automação acabou substituindo muita mão de obra.

 

Vamos agora analisar as vantagens e desvantagens desse cenário.

 

Qual as vantagens?

 

 

Bom! Falar das vantagens pode parecer algo bem intuitivo, pois, por mais que o custo de se ter uma fábrica automatizada por exemplo, seja alto, O investimento é feito apenas uma vez e, esse maquinário pode trabalhar de forma integral, e com muito mais precisão. Algumas coisas se fossem feitas pelo ser humano, certamente não sairiam com a mesma precisão.

 

E isso é fantástico, pois a margem de erros nesses casos ficaram muito menores e as devoluções diminuíram significativamente.

 

Por outro lado, as máquinas automatizadas trabalham de forma padrão e não param para almoçar, para descansar e não ficam menos produtivas conforme irão trabalhando. O que não dá para se evitar com o ser humano que, se distrai, sente fome e fica cansado.

 

Basicamente, as vantagens desse sistema se fazem presente nesses aspectos de poder ter sempre uma produção de qualidade elevada e padronizada e com uma margem de quantidade muito maior.

 

E agora, o que seria desvantajoso?

 

 

No tocante de desvantagens também já podemos imaginar mais ou menos do que se trata, pois com isso, a mão de obra humana acaba sendo substituída e consequentemente, as pessoas acabam perdendo seus empregos.

Se uma linha de produção necessita de 100 pessoas para fazer a coisa acontecer, na linha automatizada vai precisar apenas de uma ou algumas poucas pessoas para poder apenas ligar as máquinas e dar manutenção nela quando for necessário.

Outro grande problema é que, quando as pessoas ficam sem emprego, o poder aquisitivo delas diminui drasticamente o que influencia diretamente no consumo e, isso atrapalha significativamente a economia do país, que acaba atrapalhando no seu desenvolvimento. Mas este é um outro assunto.

 

Mas no meio de todas essas desvantagens, é possível perceber uma outra vantagem neste segmento que, com o aumento da tecnologia, as pessoas acabam se obrigando a se estudarem mais para se preparar. O que acaba influenciando diretamente na qualidade de vida delas.

 

É notório que esta situação traz grandes benefícios e grandes malefício na vida das pessoas.

Mas acredito que, mantendo o equilíbrio, é possível fazer algo de muito valor na vida de todas as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *